Melasma Sintomas Causas Tratamentos

Melasma: Sintomas, Causas e Tratamentos

O melasma é um distúrbio pigmentar da pele, o surgimento de manchas acastanhadas, também conhecida como cloasma, o melasma é uma hipermelanose adquirida, que são alterações na pigmentação cutânea decorrente ao acesso de melanina localizadas principalmente na face, em geral bilaterais e simétricas e acontecem principalmente em mulheres.

Sintomas e Causas

Começam a aparecer manchas escuras, principalmente nas maças do rosto, testa, nariz, buço, colo e braços. As causas estão relacionadas a fatores hormonais, ocorrência durante a gestação, predisposição genética, uso de anticoncepcionais, uso de produtos químicos inapropriados e PRINCIPALMENTE A EXPOSIÇÃO SOLAR.

Efeitos Adversos

A abordagem terapêutica do melasma contribui um grande desafio, é um dos tratamentos de pele mais difíceis de tratar, pois todo e qualquer mecanismo que provoque inflamação leva o tecido a uma resposta de defesa chamada de hiperpigmentação pós-inflamatória (manhas e efeito rebote).

Exemplos de procedimentos contraindicados:

    • Ácido Hidroquinona.
    • Lazer Ablativo CO2
    • Peeling de Diamante
    • Jato de Plasma
    • Microagulhamento com agulhas cima de 0,5mm

Tratamento

A fototerapia: Ledterapia & Laserterapia, é um equipamento seguro para tratar de forma terapêutica e eficiente a “etiopatogenia do melasma”, pois realiza o que chamamos de fotobiomodulação, ou seja, ele é capaz de normalizar as funções bioquímicas, bioelétricas e bioenergéticas das células, promovendo diversos benefícios, sem agredir o tecido tratado.” O laser diminui o processo inflamatório, com ação regeneradora na pele e o Led inibe a produção de melanina e pigmentação, atua reduzindo a formação de melanina, pois “diminui a produção da tirosina”, que está relacionada na formação de melanina pelos melanócitos, promovendo um clareamento das machas.

Um grande aliado é o ÁCIDO TRANEXÂMICO, pois estudos demostram que sua ação é anti-inflamatória, atuando eficazmente no controle do surgimento de hipercromias (manhas) assim como reduz a queratinização sendo um poderoso despigmentante.

O melasma tem cura?

O tratamento é difícil e delicado, o paciente tem que ter a consciência que o melasma não tem cura definitiva, mas uma melhora do quadro,  com o avanço da tecnologia em técnicas clinicas e dermocosméticos, é possível clarear a pele e mantê-la sem machas,  mas vale lembrar que o tratamento do melasma é multidisciplinar e não consiste somente na habilidade e capacidade do profissional de estética, mas também do comprometimento do paciente de seguir todas as orientações, usar de forma contínua e rotineira os produtos de dermocosméticos indicados pelo profissional como complemento do tratamento feito na clínica de estética afim de potencializar e manter o resultado a médio e longo prazo.  É imprescindível que seja respeitada a periodicidade e a duração estabelecida do mesmo e não abondar o tratamento, para um resultado eficaz.

Vale lembrar que o melasma irá se manifestar com a exposição da radiação solar, mormaço e calor. É fundamental a utilização diária e contínua do filtro solar de amplo espectro, evitando assim as recorrências se tornarem frequentes.

As terapêutica nos tratamentos para o Melasma não invasivo consiste:

Indicação:

É indispensável o uso do Home Care para que haja sucesso no clareamento e manutenção do tratamento do melasma;

O uso contínuo de Vitamina C na pele é essencial, pois além de ser um poderoso antioxidante, é um  clareador seguro, que com seu uso constante promove uniformidade no tom da pele,  inibe a produção de melanina, e absorção da radiação solar, favorecendo a proteção contra possíveis manchas.

Uso diário de protetor solar com amplo espectro de proteção e observar  FPS que da informação de proteção UVB, e muito importante também verificar se o protetor possui informação de proteção UVA que é o PPD, esse valor deve ser em média 1/3 do valor do FPS. Dessa forma, você garante a proteção da sua pele de forma eficaz e evita o surgimento ou o agravamento das manchas e previne o fotoenvelhecimento da pele.

Manutenção básica Home Care

  1. Higienização
  2. Antioxidante
  3. Filtro Solar
  4. Despigmentante

>>> Veja na Loja Online, as opções de produtos para o tratamento de uso contínuo e diário coadjuvantes para o Melasma.

>>> Veja mais Informações Sobre: Desmistificando o Melasma no Programa Bem Estar

Referência:

Kede Maria. Dermatologia Estética, 2015.

Harris. Pele. Do Nascimento à Maturidade, 2016

Fábio Borges. Terapêutica em Estética, 2016

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *