Terapia Capilar

 

Os cabelos é uma característica importante da aparência física de homens e mulheres, e exerce grande influência sobre a autoestima.

A Tricologia é um ramo da ciência que estuda os cabelos/couro cabeludo, suas alterações e tratamentos.

Podem acontecer vários tipos de queda; que envolve diversos fatores, como alteração na sua saúde emocional e imunológica. Alguns exemplos: stress, insônia, tratamentos de saúde, pós cirurgia, fatores autoimunes, mal hábitos; como fumar, má alimentação, deficiência nutricional, falta de proteína, problemas hormonais, genéticos, disbiose intestinal, entre outros. Diante disso acontece do folículo capilar, o bulbo enfraquecer e diminuir, ocasionando as quedas. Esses fios poderão retornar naturalmente, ou com auxílio de produtos dermocosméticos apropriados, ou com um tratamento profissional de terapia capilar.

O folículo capilar possui uma complexa estrutura multicelular, desta forma o estado nutricional influencia diretamente na produção do cabelo, pois os nutrientes modulam esses sistemas de produção hormonal, por serem componentes químicos utilizados em reações enzimáticas para a síntese da estrutura folicular.  Vários fatores nutricionais são relacionados a queda capilar, principalmente vitaminas e minerais como: falta de vitamina C e D, zinco, ferro, biotina,  proteínas, entre outros…

Ciclo de Vida Capilar

Fase Anágena: é o período de crescimento dos cabelos, onde as células dentro da raiz então ativas, e esse processo permanecerá por até 5 anos.

Fase Catágena: é o período de interrupção do crescimento, onde a matriz se separa da papila dérmica e dura em média 3 semanas.

Fase Telógena: é a de repouso, e de eliminação do cabelo, e pode durar até 4 meses, durante este período a papila repousa e sem um fornecimento de nutrientes, a raiz do cabelo existente se despreende, deixando espaço para o crescimento do novo cabelo dentro do folículo.

Temos uma queda diária  normal em média de até 100 fios por dia, portanto se ficar três dias sem lavar os cabelos, quando lavar cairão certa de 300 fios em assim por diante.

Tipos de Queda e Alopecia:

 

Androgenética: é uma manifestação fisiológica que ocorre em indivíduos geneticamente predispostos, a herança pode vir do lado materno ou paterno. Resulta da estimulação dos folículos pilosos por hormônios masculinos (testosterona), esse hormônio sofre a ação de uma enzima, a 5-alpha-redutase, que é transformada em di-hidrotestosterona (DHT). É a DHT que vai agir sobre os folículos pilosos promovendo a sua diminuição progressiva a cada ciclo de crescimento dos cabelos que vão se tornando menores e mais finos sofrendo um processo de miniaturização, até a interrupção de crescimento, o que leva à rarefação dos pelos e ao afastamento da linha de implantação para trás, caracterizando a ausência de cabelos a parte superior e frontal da cabeça. A boa notícia é que existe tratamento para esse caso. Com cuidados específicos de cosméticos apropriados e um bom tratamento de terapia capilar, de modo contínuo e vitalício, o paciente conseguirá melhorar a qualidade de seus fios, para que que o bulbo capilar fortaleça, cresçam e durem mais tempo nas faze de crescimento.

 

 

Eflúvio Telogênio: é a queda capilar, causada por fatores emocionais, metabólicos, nutricionais, medicamentos e endócrinos.

 

 

Areata: conhecida vulgarmente como “pelada” caracterizada pela queda de fatores emocionais e autoimunes.

 

 

Seborreica: oleosidade e caspa, as glândulas sebáceas produzidas em excesso no couro cabelo, causa caspas e quedas.

 

 

O sucesso do tratamento de terapia capilar é multidisciplinar, e não consiste somente na habilidade e capacidade do profissional tricologista (terapeuta capilar), mas também do comprometimento do paciente de seguir todas as orientações do terapeuta e não abondar o tratamento. É imprescindível que seja respeitada a periodicidade e a duração estabelecida do mesmo.

 

A Terapia Capilar, consiste em um tratamento profissional em cabine, associado com diversas terapêuticas dentre elas:  Microagulhamento e associações de tecnologia de última geração com Fototerapia Led & Laser e Dermocosméticos apropriados com tecnologia nano objetivando ativar e fortalecer o bulbo capilar.

 

O uso da fototerapia Led & Laser-terapia, potencializa os resultados no tratamento de Terapia Capilar pois, promove estimulação e ativação sanguínea, aumentado a vascularização e aumento de ATP pelas mitocôndrias, transporte ativo de aminoácidos e síntese de proteína, consequentemente, aumento da neoformação capilar e a multiplicação celular. Objetivando a nutrição oxigenação capilar bem como também geral o fortalecimento da haste do fio tornando-o mais estruturado e hidratado. A fototerapia potencializa a permeação de ativos, é fungicida, bactericida, e anti-inflamatório, e controla a oleosidade x hidratação.

 

O microagulhamento na Terapia Capilar tem como objetivo, colaborar com o crescimento do bulo capilar, devido às substâncias liberadas no procedimento, esse estímulo resulta na produção de fatores de crescimento que estão presentes na fase de crescimento dos fibroblastos, o VEGF o TGF-β, que ajuda a estimular a vascularização do folículo, produzindo um fio de maior intensidade e melhor qualidade,  beneficiando o aumento e disponibilidade de nutrientes e a permeação de ativos específicos devido aos canais criados, estimula a vasodilatação e oxigenação folicular.

Essa técnica é recomendada para: quedas como eflúvio telógeno, alopecia areata e, mais especificamente, a alopecia androgenética masculina e feminina.

O paciente ao procurar um terapeuta capilar, ou um tricologista, irá passar por uma consulta, de forma personaliza. O profissional irá identificar através de uma anamnese minuciosa, as diversas alterações que ocorrem no couro cabeludo e haste capilar, alinhado ao conhecimento técnico e cientifico, para escolher o método e as abordagens técnicas e os processos que serão utilizados para formular e resolver o problema de uma forma sistêmica, em prol de um resultado multidisciplinar.

É indispensável o uso diário dos produtos “Home Care”, para que o tratamento seja potencializado e o resultado seja satisfatório e duradouro.

 

Referências:

  • Aplicação da luz na dermatologia e estética. Priscila Menezes, 2017
  • Dermatologia Estética. Lyon e Silva 2015.
  • Terapia Capilar. Uma abordagem multidisciplinar. Marlene Gabriel, 2017

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *